Empoderamento e turismo: a Inglaterra de Jane Austin

Setembro marca o início do outono na Grã-Bretanha. As paisagens ganham cor alaranjada, o friozinho convida a um pub acolhedor e os eventos continuam a todo o vapor. É uma época perfeita para visitar o destino! É também quando a Inglaterra celebra sua famosa escritora Jane Austen, com um festival de 10 dias em Bath, época ideal para uma visita à histórica Oxford, ou um roteiro pelas Terras Altas da Escócia. Ela foi um marco na literatura britânica. Prova disso é a quantidade de filmes e séries baseados em obras como Orgulho e PreconceitoRazão e Sensibilidade e Persuasão. Mesmo após 200 anos de sua morte, ingleses e visitantes do mundo todo continuam a celebrar uma de suas escritoras mais aclamadas. Confira abaixo:

Festival Jane Austen em Bath
Todos os anos em setembro, centenas de pessoas vão até a charmosa cidade de Bath, onde a autora morou e de onde tirou muitas de suas inspirações. A programação conta com uma série de eventos teatrais, musicais e até mesmo gastronômicos, com degustação de delícias de época. Mas o principal é a moda: um verdadeiro desfile de trajes, dos vestidos clássicos dos períodos de Regência até bailes de máscaras. O evento já entrou até para o livro dos recordes, como “o maior número de pessoas vestidas com roupas estilo Regência ao mesmo tempo”. o turista ainda pode visitar o pequeno museu em homenagem à escritora na cidade. Bath está a 1h30 de trem de Londres.

A casa de Jane Austen em Hampshire
Em seus últimos 8 anos de vida Jane Austen viveu em Chawton, um vilarejo de Hampshire, situado entre Winchester e Londres. Foi nesta casa que a escritora revisou três manuscritos e escreveu outros quatro, dentre os quais  “Persuasão” e “Emma.” Hoje a residência do século 17 virou um museu público, que proporciona um olhar mais detalhado sobre a vida e a carreira literária de Jane Austen. Hampshire fica a 1h15 de trem de Londres.
Aulas de country dancing em Londres

Os personagens dos romances de Jane Austen sempre estavam em algum salão de dança. Os bailes eram, afinal, os maiores acontecimentos sociais da época. É possível aprender a dançar o clássico country dancing,  estilo de dança a dois que tanto vemos em filmes de época. Basta ir às aulas de dança da Sra. Bennet, que acontecem nos bairros de Fulham e Surbiton, em Londres. Detalhe: não é preciso usar roupas de época, mas você pode achar interessante conhecer algumas regras de etiqueta dos bailes antes de ir. Um exemplo: os dançarinos levavam leques para se refrescar entre uma dança e outra. Eles podiam também esconder mensagens para pretendentes com a posição de seus leques – meio fechado e próximo dos lábios queria dizer “Quero beijar você”. Dica: As aulas são abertas a qualquer um maior de 18 anos. Não é um curso, portanto, turistas também podem aproveitar a oportunidade.

Lyme Regis

Jane Austen teria visitado pelo menos duas vezes a exótica cidade litorânea de Lyme Regis, na costa sul da Inglaterra. Ela relatou suas agradáveis caminhadas à beira-mar em cartas para a irmã Cassandra. As experiências de Jane são notadas em Persuasão – provavelmente a mais autobiográfica de suas obras. A companhia Literary Lyme realiza caminhadas temáticas de Jane Austen na cidade (com cerca de 90 minutos) o ano todo. Você irá passear no calçadão ao longo da enseada de Cobb, ver os degraus do famoso muro dos quais a protagonista Louisa Musgrove teria caído e sentir a mesma brisa revigorante do mar que a escritora apreciava. Lyme Regis fica no sudoeste da Inglaterra, em uma viagem de duas horas a partir de Bath usando uma combinação de ônibus e trem. 

A locação de Orgulho e Preconceito em Chatsworth, Inglaterra
Grande parte da versão filmada pela BBC de Orgulho e Preconceito (1995), estrelando Colin Firth, foi feita na Chatsworth Estate, em Derbyshire. A Duquesa de Devonshire reformou recentemente a Casa do Jardineiro da fazenda para acomodar hóspedes, decorando-a no estilo da série de televisão, dando aos seus ocupantes a sensação de que Mr Darcy vai entrar pela porta a qualquer momento. Estando por lá, visite a casa e os jardins de Chatsworth – com um National Trust Touring Pass, você terá acesso ilimitado a mais de 300 impressionantes casas senhoriais, jardins e castelos na Grã-Bretanha. O chalé abriga até 6 pessoas e tem lareiras elegantes, uma banheira vitoriana e cama com dossel. Como chegar: Pegue um trem na direção norte na estação St Pancras, em Londres, para Sheffield – uma viagem de 2 horas – e então tome o ônibus na Sheffield Interchange (do outro lado da rua), que vai direto para a propriedade. Para reservar o chalé, visite www.chatsworth.org.br. 
Chá com Mr. Darcy em Bath
O Salão de Chá Regency, parte do imperdível Jane Austen Centre, é o lugar perfeito para provar um chá da tarde como faziam Jane e suas heroínas. Peça o popular “Chá com Mr Darcy”. Ele inclui mini-sanduíches, bolinhos quentinhos com creme coalhado de Dorset, geleia e um bule de chá. Você pode entrar no salão de chá gratuitamente, mas vale a pena comprar o ingresso para visitar todo o centro. Além de uma estátua de cera em tamanho natural de Jane, feita por um artista forense, você também vai encontrar uma coleção de roupas em estilo Regência para experimentar. Para um lembrancinha local antes de pegar o trem, compre um paõzinho doce de Bath, o Bath Bun, da Sally Lunn´s.  Dizem que era um dos doces favoritos da escritora.
Fonte: Visit Britain
Mais informações: http://www.janeaustenfestivalbath.co.uk/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *