Feminismo, quadrinhos e representatividade é tema de palestra na Feira do Livro de Porto Alegre

Qualquer representação artística que procura sensibilizar seu público com conteúdo ou causa sociopolítica, aumentando o debate sobre o tema representado é o tema da palestra a ser realizada pelo projeto Diálogos Nórdicos durante a Feira do Livro de Porto Alegre, que vai até o dia 18 deste mês. Para falar sobre artivismo (arte+ativismo) durante a Feira do Livro, foram convidadas a autora norueguesa Marta Breen e a designer e ilustradora brasileira Carol Rossetti.  Juntas, elas vão trazer suas opiniões e suas impressões sobre o papel da arte como agente de transformação e ferramenta de empoderamento feminino e de movimentos em prol da igualdade de gênero.

Marta Breen é jornalista e autora, junto com a ilustradora Jenny Jordahl, do livro “Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade”,  lançado em português no ano que vem. Já Carol Rossetti, nascida em Belo Horizonte, é designer, quadrinista e ilustradora. Seu livro “Mulheres: retratos de direitos, amor-próprio, respeito e dignidade” foi publicado em 5 países e também é de sua autoria “Cores: a revolução começa no quarto de brinquedos”, um projeto de quadrinhos sobre igualdade de gênero voltado para crianças. A palestra gratuita, que terá a mediação da jornalista Carol Anchieta, acontece no dia 17, às 18h, no CCEE (Centro Cultural Erico Verissimo).

Um pouco antes, às 14h, no mesmo dia e endereço, será realizada uma oficina gratuita com Carol Rossetti, que abordará como trabalhar a complexidade das narrativas por meio da diversidade. Para esta atividade, é necessário que os participantes levem seu próprio material artístico e se inscrevam com antecedência pelo email oficinas@camaradolivro.com.br ou no 4º andar do CEEE, de quinta a sábado, das 13h30 às 19h.

O Diálogos Nórdicos é encabeçado pelas embaixadas nórdicas no Brasil (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia) e pelo Instituto Cultural da Dinamarca para estimular o debate sobre a igualdade de gênero, assunto que tem pautado todas as ações do projeto neste ano — os próximos serão transparência (2019) e sustentabilidade (2020).

***

SERVIÇO

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO com Carol Rossetti

Data: 17/11 (sábado), às 14h

Local: O Retrato no CCCEV (Centro Cultural Erico Verissimo)

End.: R. dos Andradas, 1.223, 4º andar, Porto Alegre Inscrições: pelo email oficinas@camaradolivro.com.br ou no 4º andar do CEEE, de quinta a sábado, das 13h30 às 19h

Grátis

PALESTRA “Feminismo, quadrinhos e representatividade – experiências com artivismo no Brasil e na Noruega”

Data: 17/11 (sábado), às 18h

Local: Auditório Barbosa Lessa do CCCEV (Centro Cultural Erico Verissimo)

End.: R dos Andradas, 1.223, 4º andar, Porto Alegre

Grátis

***

O que são os Diálogos Nórdicos

O projeto Diálogos Nórdicos, uma iniciativa conjunta entre as Embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia no Brasil e do Instituto Cultural da Dinamarca, tem o objetivo discutir desafios atuais, promover o engajamento e servir de fonte de inspiração a brasileiras e brasileiros por meio do diálogo sobre perspectivas e experiências da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *