Seminário Feminismo e Antecipação é destaque na Feira do Livro de Porto Alegre

 

Rosana Paulina e Igor Simões. Foto: Diego Lopes

 

As muitas histórias da arte foram escritas a partir de critérios exclusivos que tomaram as artistas invisíveis por razões de gênero e de raça. Para discutir o assunto, a Fundação Bienal do Mercosul e a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre apresentaram o seminário Arte, Feminismos e Emancipação, nesta terça, dia 6, na Biblioteca do Clube do Comércio, no centro de Porto Alegre. O evento começou abordando os discursos da lei, o ativismo trans e a história da arte escrita em primeira pessoa. A apresentação ficou por conta de Andrea Giunta, curadora da Bienal 12, professora e pesquisadora da Universidad de Buenos Aires.

Segundo ela, a mulher não tem representação igualitária no mundo da arte e isso está visível nas pesquisas científicas. Em estudo realizado em museus da América Latina, Andrea descobriu que apenas 16% das obras eram de autoras, enquanto os homens representavam 84%. “A problemática hoje em dia é mais complexa. Não há mais a representação binária de gênero, estamos em um novo momento do feminismo”, disse. Diante desse cenário, é preciso considerar nessa discussão questões como o racismo, a xenofobia, a lgbtfobia e o classismo. A curadora reforçou que o novo momento do feminismo, mais abrangente. “as artistas estão se posicionando nesta problemática”.

Doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Rosana Paulina foi a convidada da mesa “Reconfigurando o Conceito de Arte”, que contou também com o professor da Uergs Igor Simões. Sua produção como artista teve início há 25 anos, quando ingressou na faculdade e viu crescer diversas inquietações provocadas pela ausência de pluralidade cultural no espaço acadêmico. “O Brasil é muito pródigo em não reconhecer a diversidade dos grupos que aqui habitam”, destacou, contando que se deparou com um achatamento na universidade e uma falta de questionamento dos cânones.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Feira do Livro

Crédito foto de capa: Diego Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *